Benefícios da luz natural nos ambientes empresariais

eco-friendly-office-conference-room.jpg

A iluminação natural é um ótimo recurso dentro das empresas. Porém, ela nem sempre é explorada como deveria. Para explorar o melhor de suas vantagens é necessário analisar o local avaliando itens como o clima, a incidência de raios de sol, orientação do sol e a quantidade de horas de luz por dia.

A luz do sol exerce grande influência sobre a disposição, saúde e qualidade das atividades humanas, pois ela estimula a região do cérebro responsável por avisar o restante do organismo que está no momento de acelerar as atividades vitais e também ajuda a regular importantes funções do organismo, como o sono e o apetite.

decoracao-e-tendencias-para-escritorios-luz natural.jpg

Esse contato com a luz do sol estimula a fixação de vitamina D, que melhora a absorção do cálcio e, consequentemente, fortalece os ossos. Essa exposição à claridade natural é extremamente importante para que uma série de funções fisiológicas sejam ativadas. Todas essas influências não só geram bem-estar e aumentam a produtividade dos colaboradores, como também evitam complicações como o estresse e a depressão.

 luz natural escritorios.jpg

Trabalhar horas a fio à frente de um computador, ou mesmo de pastas e papéis, pode gerar um desgaste visual terrível para a saúde do colaborador. Porém, a luz natural é capaz de evitar e minimizar esse conflito já que ela garante uma fidelidade maior de cores, com a claridade adequada para que não seja necessário forçar a vista.

Open Office Sardis.jpg

A luminosidade que chega do ambiente externo é mais do que suficiente para o desempenho das atividades, variando entre 300lux e chegando até 1000lux em dias mais claros.

Outro benefício trazido pela luz proveniente da natureza é a fluidez estética com a qual ela consegue valorizar a arquitetura e a decoração. Formas, tamanhos, cores, texturas e outros componentes se tornam mais perceptíveis e agradáveis com a incidência solar. Os espaços são realçados e a sensação de conforto é potencializada, deixando tudo com aspecto mais belo.

projeto-corporativo

Empresas que desejam alinhar seus valores e práticas ao conceito de sustentabilidade precisam integrar o quanto antes a iluminação natural ao seu projeto de ambientes.

É válido observar que o projeto de iluminação natural deve ter como base a complementação e não a substituição total da luz elétrica.

Fonte: Dabus Arquitetura

Deixe um comentário